SEGUNDA ETAPA: Análise da situação problema

 

Suponha que você seja o diretor de marketing da empresa GreenDrive, especializada na produção de veículos elétricos. Nos últimos anos, sua empresa enfrenta uma crescente concorrência da empresa EcoMotion, que lançou um carro sustentável fabricado com materiais recicláveis e utilizando baterias de longa duração com menor impacto ambiental.

 

Diante desse cenário, a GreenDrive precisa decidir se lança, ou não, um modelo de veículo elétrico sustentável para competir diretamente com o produto ecologicamente correto da EcoMotion. Por outro lado, a EcoMotion deve decidir se aumenta, ou não, seus investimentos em marketing para promover seu carro sustentável.

 

Se a EcoMotion decidir aumentar os investimentos em marketing, lançar um carro sustentável proporcionará um lucro de R$ 50 milhões para a GreenDrive, enquanto optar por não lançar o produto resultará em lucros menores, de R$ 40 milhões. No entanto, esse aumento nos gastos com marketing pode gerar um lucro de R$ 45 milhões para a EcoMotion, caso a GreenDrive lance o carro sustentável, e de R$ 38 milhões, caso contrário.

 

Por outro lado, se a EcoMotion decidir não aumentar seus investimentos em marketing, lançar um carro sustentável proporcionará à GreenDrive um lucro de R$ 55 milhões, enquanto não lançar resultará em R$ 40 milhões. Para a EcoMotion, a decisão de não investir mais em marketing levará a um lucro de R$ 42 milhões, caso a GreenDrive lance o carro sustentável, e R$ 50 milhões, caso contrário.