O Renascimento: Um Período de Luz ou um Oceano de Contradições?

 

Prezado(a) estudante,

Neste MAPA, convidamos você a se debruçar sobre as interpretações historiográficas acerca do Renascimento (Unidade 2), analisando as perspectivas propostas pelas autoras e uma discussão com o historiador Jean Delumeau em seu texto introdutório A Promoção do Ocidente (disponível no Material da Disciplina). Sua missão é compreender criticamente como o conceito de Renascimento foi construído e elaborado a partir dos preconceitos associados à periodização tradicional e refletir sobre as contradições e legados desse período histórico.

 

Para tanto, considere o desafio proposto a seguir:

 

Você é um(a) historiador(a) convidado(a) para contribuir em uma conferência acadêmica sobre a relevância de problematizar ou revisar o uso do termo “Renascimento”, assim como Jean Delumeau em sua obra Civilização do Renascimento. Sua tarefa é preparar um texto dissertativo (2 laudas) que defenda ou critique a proposta de Delumeau, abordando o impacto da periodização na análise histórica, suas limitações e o que poderia abordá-lo.Tendo em mente esta proposta, considere as seguintes etapas para a realização da atividade:

 

Etapa 1:

Leia atentamente o texto introdutório de Jean Delumeau e a Unidade 2 de seu Material Didático.

Contextualize o conceito de Renascimento, explicando como ele foi construído e ressignificado ao longo da História.

No ato da leitura, identifique os problemas apontados por Delumeau (Preconceito histórico que obscurece as conquistas do período medieval; A falsa imagem de um “regresso à Antiguidade”; As contradições inerentes ao período, como o aumento simultâneo do progresso técnico e do obscurantismo). 

 

Etapa 2:

 

Explique por que é importante questionar os conceitos históricos e as periodizações tradicionais.

Justifique como a revisão do termo “Renascimento” pode contribuir para um entendimento mais amplo e plural do período histórico em questão.

 

Etapa 3:

 

Pesquise exemplos concretos das contradições do Renascimento mencionadas por Delumeau: Progresso técnico (imprensa, navegação, artilharia) versus obscurantismo, (caça às bruxas, demonologia).

Compare os legados artísticos e técnicos do Renascimento com realizações medievais, como o Renascimento Carolíngio ou as inovações do século XIII.

 

Etapa 4:

 

Reflita sobre como a visão tradicional do Renascimento influencia a forma como vemos o Medievo e a Modernidade.

Avalie as críticas de Delumeau à ideia de um progresso contínuo e à “promoção do Ocidente”.

 

 

​Atenção!

Para maior facilidade na execução desta atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização.

 

- Primeiro passo: assista ao tutorial explicativo disponível na Sala do Café.

- Segundo passo: realize a leitura da unidade 2 do livro da disciplina e do texto introdutório de Jean Delumeau (disponível no Material da Disciplina)

- Terceiro passo: elabore um texto dissertativo seguindo as epatas indicadas. Seu texto deve conter, no máximo, duas laudas, considerando as referências bibliográficas. Lembre-se: seu texto não pode conter sinopses da internet, ou seja, deve ser escrito com suas próprias palavras.

-  Quarto passo: realize uma correção ortográfica em seu texto e o copie no template (modelo) disponível na pasta Material da Disciplina.

- Quinto passo: anexe o arquivo no campo destinado para o envio da atividade. Após anexar o trabalho e se certificar de que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar" — após "Finalizar", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

 

​Essa atividade desafia você a questionar narrativas históricas tradicionais e propor novas formas diversas de compreender o passado, em diálogo com um estudo clássico. Bom estudo!​